domingo, 16 de dezembro de 2012

Dialogo Arte e Educação


A arte tem se inserido nos diversos espaços de ensino e aprendizagem da atualidade, e vem sendo usada para potencializar o saber dos alunos. Dessa forma, o cotidiano escolar tem se tornado mais prazeroso para as crianças, pois encontra atividades mais lúdicas, que possibilitam uma maior interação de todos os indivíduos do ambiente escolar.
As crianças que se envolvem em atividades artísticas tendem a serem mais espontâneas, livres e desinibidas, e mais criativas. Apesar do debate recorrente favorável a arte significante no processo de aprendizagem, o modelo atual da educação adotado pela sociedade ainda está engessado a padrões autoritários, baseado numa perspectiva bancária do ensino, onde os responsáveis ou professores assumem  papel de detentores supremo do conhecimento; podando muitas vezes, a espontaneidade da criança e possivelmente levando-a a um processo que resultará na sua inibição criando uma barreira para o seu desenvolvimento.
O debate deve ser voltado para a formação embasada no principio de que, para além dos valores sociais adquiridos, deve-se dá valorar as questões especificas que envolvem a criança. Desenvolvendo as peculiaridades criativas que cada um tem construído dentro de si, independentemente dos parâmetros instituídos na sociedade, com esse desenvolvimento a importância da desinibição poderá se tornar mais evidente.


CONCLUSÃO

É de suma importância possibilitar as crianças uma perspectiva onde possam se expressar, como forma de contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo.  Assim, a arte se destaca, pois serve como estimulo para um aprendizado de forma lúdica tornando-se uma atividade prazerosa que transforma o ensino escolar numa continuação da infância e os primeiros passos para um amadurecimento saudável e critico.


Produzido por: Danilo Silva, Marianna Dias e Vanderson Silva 

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